São Gabriel, 01/04/2015
Secretária Malu destacou que os registros fotográficos de Isaías transmitem momentos de sensibilidade e de esperança
“De forma marcante e histórica, através de registros fotográficos”, assim foi aberto oficialmente, as comemorações alusivas aos 169 anos de emancipação político-administrativa de São Gabriel, com a Exposição “Isaías Evangelho e a Paisagem Urbana de São Gabriel” na noite de terça-feira (31/03), no Museu Nossa Senhora Rosário Bom Fim.
Na oportunidade, a Secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer - Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira (Malu Bragança) representou o prefeito municipal - Roque Montagner, que cumpria agenda na cidade de Alegrete.
Em sua manifestação, Malu destacou o profissionalismo e a sensibilidade de Isaías Evangelho, através de suas lentes mágicas, ao registrar paisagens, pessoas e o cotidiano do Município e dos gabrielenses da época. Ela também enfatizou a importância do Governo Municipal em valorizar o resgate da história desta terra. “Essas fotos nos dão muita saudade, mas também renovam nossa esperança na construção de uma São Gabriel cada vez melhor, com o espírito voltado à valorização da cultura. O que também nos chama a atenção são as pessoas anônimas que aparecem nas fotos, e que não sabemos quem são, mas temos a certeza de que elas participaram de um momento ímpar da história do Município. A Administração Municipal através de muitas parcerias ainda consegue preservar nossas belezas e casas antigas, tendo como exemplo, a restauração da Igreja do Galo e do Sobrado da Praça, e ainda do Teatro Harmonia que se encontra sendo restaurado”, afirmou a secretária.
Já o representante do Museu - professor José Fernando dos Santos destacou que Isaías, em seu Clic, falou sem dizer uma palavra e escreveu sem imprimir uma única letra. Segundo ele: “Colocar no papel, sentimentos, paisagens e paixões é uma arte, pois Isaías Evangelho foi verdadeiramente um artista e mágico através da química, magia e alquimia”, concluiu Fernando.
Também prestigiaram a Exposição: Secretário de Planejamentos e Projetos - Paulo Raeder; Chefe Técnico do Museu - Glécio Rodrigues; Coordenadora da ORAPER - Berenice Rodrigues; Provedor da Santa Casa - Luiz Carlos Dotto; Irapuã Teixeira e Marilene Reis Dotto - Representantes da Associação Amigos do Museu e do Conselho Municipal de Cultura.
Texto: Elson Teixeira/Foto: Deividi Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário